800x600 1024x768 Navigation:    Home
Projecto do Serviço Educativo de Miróbriga PDF Imprimir e-mail
Escrito por Administrator   
10-Apr-2007

Projecto do Serviço Educativo de Miróbriga

       O Serviço Educativo do Sítio Arqueológico de Miróbriga, a funcionar desde 1999, com visitas guiadas, algumas actividades dirigidas ao público escolar e acções de formação, teve a 18 de Abril de 2006, no âmbito da Comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, o início de uma nova fase.

 

           

Algumas destas actividades vinham sendo promovidas desde finais de 2005, mas só em Abril de 2006 todo o projecto de animação ficou concluído.

 O Serviço Educativo do Sítio Arqueológico de Miróbriga conta com várias actividades, destinadas ao público escolar entre o 3º e o 6º ano, apresentando no entanto algumas actividades pontuais que podem atingir um nível etário mais elevado, como por exemplo o Jogo dos Viajantes, onde o nível de dificuldade é mais vocacionado para alunos entre os 11 e 16 anos, ou seja, até ao 10º/11º anos.

Das actividades previstas podemos referir:

1-    Oficinas e ateliers pedagógicos e lúdicos: Construção de dois tipos de colunas existentes em Miróbriga; Dia como Arqueólogo. Alternando ou em conjunto com esta actividade, há a realização de uma ficha de inventário arqueológico com peças  do Sítio.

2-   Jogos lúdicos-didácticos: Jogos da Glória e diferentes desenhos para colorir, ambos adaptados ao mundo romano; Sopa de letras com diversos temas do mundo romano; Puzzles com motivos relacionados com o Sítio Arqueológico.

3-     Espectáculos artísticos: Teatro de fantoches “Psique e Cúpido”.

4-     Peddy-papers: Jogo do Viajante.

5-     Sessões de leitura: De 15 em 15 dias, às quartas-feiras, leitura de contos para alternar com as restantes actividades.

6-   Após cada visita, é feita a entrega de um Diploma de Cidadão Romano; É solicitado aos alunos a elaboração de uma composição sobre a visita a Miróbriga, ou em alternativa, é efectuada uma ficha de avaliação sobre a própria visita. Existe ainda uma outra ficha de avaliação respeitante ao desempenho do guia.

7-     Visita virtual em PowerPoint no auditório do Centro Interpretativo, sempre que as condições climatéricas não permitam a realização da visita normal.

A existência deste Serviço deve-se ao apoio de mecenato da Caixa Agrícola de Santiago do Cacém. Sem este mecenas não teria sido possível pôr em execução todo o projecto e, não seria possível neste momento apresentar ao nosso público alvo principal todo o leque de actividades que apresentamos sempre que requerido, ou no âmbito da comemoração de um qualquer evento cultural.

 

Santiago do Cacém, 5 de Abril de 2007

 Ana Sabino Godinho  

                    

                                            E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail                 Tel.: + 351 269 818 463

 

Responsável do Serviço Educativo 

 

 

Estação Arqueológica de Miróbriga

Tel.: + 351 269 818 460

Fax: +351 269 818 461

E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail

URL: http://mirobriga.drealentejo.pt

 

Actualizado em ( 14-Jun-2007 )
 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
 

Pesquisas de Património

    
   
 
 
A visita panorâmica deu-lhe vontade de conhecer Miróbriga?
 





Esqueceu a senha?
Sem conta? Criar Conta!
Membros: 2507
Notícias: 59
Favoritos web: 47
Visitas: 549696