800x600 1024x768 Navigation:    Home seta Visita Virtual seta Zona Comercial
Zona Comercial PDF Imprimir e-mail
Escrito por Administrator   
02-May-2007
 

 Em Miróbriga, as lojas ou tabernae parecem concentrar- se junto das calçadas concêntricas que se desenvolvem em volta do forum, como anteriormente referimos. São de pequenas dimensões e situam-se no rés-do-chão das habitações, comunicando directamente para a rua. Em alguns casos a ligação aos aposentos fazia-se através de escadas que acediam a um piso superior. Os depósitos ou armazéns podiam localizar-se em compartimentos mais interiores, na parte de trás das tabernae  .

A existência de uma argola de ferro cravada e soldada numa das construções desta zona comercial, a Sul do forum, contribui para acentuar a ideia de aí se desenrolarem as actividades mercantis.

Também numa dessas tabernae, de planta irregular, encontra-se um silhar aparelhado com uma cabeça de touro naturalista esculpida. Localiza-se junto à escadaria que permitia, numa fase inicial, o acesso ao forum a partir da calçada ao longo da qual se desenvolvem as tabernae. Esta escada deve ter perdido a sua função, numa fase posterior, porque na parte superior, por onde acedia à praça púbica, foi feito um estrangulamento.

Actualizado em ( 10-May-2007 )
 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
 

Pesquisas de Património

    
   
 
 
Membros: 2635
Notícias: 59
Favoritos web: 47
Visitas: 552498