800x600 1024x768 Navigation:    Home seta Home seta Downloads seta Latest seta Novas Perspectivas para a MIRÓBRIGA ROMANA
Novas Perspectivas para a MIRÓBRIGA ROMANA PDF Imprimir e-mail
Escrito por Teichner   
14-Sep-2007
Desde as primeiras investigações sistemáticas realizadas no terreno pelo famoso arqueólogo português, Dom Fernando de Almeida, nos anos sessenta do século XX, as ruínas romanas de Miróbriga têm uma posição emblemática na arqueologia da Lusitânia antiga. Graças às fontes epigráficas e literárias sabemos que os cidadãos desta cidade claramente romana eram, ainda na época imperial, muito orgulhosos da sua origem celta.
 

No interior da cidade, que se encontrava organizada por ruas com calçada de pedra, os trabalhos arqueológicos limitaram-se até agora, na sua maioria, à limpeza, conservação e reconstrução dos monumentos mais impressionantes (claramente os edifícios públicos do município), nomeadamente do fórum com os seus templos, das termas e do hipódromo.

Mas mesmo com todos estes estudos mantém-se o problema de saber qual será a extensão total da cidade (especialmente entre o fórum e o hipódromo) e a questão da localização das casas da época romana - importante prova do grau de romanização da população.

Neste âmbito, o objectivo da actual cooperação entre a Direcção Regional de Évora do Ministério de Cultura (Drª. M. F. Barata) e a Universidade de Frankfurt - iniciada já em 2005 - é de melhorar a documentação dos monumentos já conhecidos e fazer a prospecção das áreas ainda não escavadas, utilizando métodos geofísicos.

Os prospecções realizadas até agora já permitem identificar vários novos edifícios antigos na zona da cidade romana. Através de limitadas sondagens de diagnóstico tem-se procurado determinar o estado de conservação, a função e a cronologia destes edifícios.

Estes trabalhos de campo contam cada ano com a participação de vários estudantes e cientistas de diferentes Universidades europeias (até agora: Braga, Coimbra, Évora, Frankfurt, Innsbruck, Madrid, Manchaster, Santander e Vienna). Interessados em participar nestas investigações, são convidados a entrar em contacto com a direcção do projecto através do e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail

Félix Teichner 

Actualizado em ( 08-Jan-2008 )
 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
 

Pesquisas de Património

    
   
 
 
Membros: 4749
Notícias: 59
Favoritos web: 47
Visitas: 651763